Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (2023)

Mesmo sendo o quarto menor estado brasileiro, o Rio de Janeiro é o terceiro mais populoso, concentrando mais de 8% da população do país. Isso significa que não existe lugar no Brasil com maior densidade demográfica.

E, para completar, é o destino brasileiro que mais recebe turistas durante o ano. Então, dá para imaginar a pluralidade de pessoas, idiomas e de culturas na cidade. O Rio de Janeiro é muito conhecido por suas praias possuindo, inclusive, a terceira maior faixa litorânea do Brasil, perdendo apenas para Bahiae Maranhão.

Porém, se engana quem pensa que o Rio de Janeiro é apenas mar e sol. O estado possui um grande número de cidades turísticas que oferecem diferentes atrações aos turistas. Saiba mais sobre o turismo no estado clicando nos links de todos os posts do RJ deste blog de viagem.

Planeje sua viagem => 10 melhores hotéis no Rio de Janeiro

Seguro viagem para viajar pelo Brasil »

Mapa do Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (1)
  • Região: Sudeste
  • Estados limítrofes: Espírito Santo (nordeste), Minas Gerais (noroeste) e São Paulo (sudoeste)
  • Capital: Rio de Janeiro
  • Área Total: 43 780,172 km²
  • População: 17. 366 189 hab.
  • Clima: Tropical e tropical de altitude

*Fonte: Wikipédia

CLIQUE AQUI para agendar os melhores passeios no Rio de Janeiro »

Turismo no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (2)

Não é segredo para ninguém que a cidade do Rio de Janeiro é a mais visitada, amada e desejada do Brasil. É óbvio que nos meses de verão e alguns feriados ao longo do ano, o Rio ferve de gente, mas é um destino que eu costumo visitar sempre que posso, mesmo em dias “frios” – existe mesmo esses dias na cidade?

Se você quer mesmo “turistar” pela capital e conhecer o Cristo, o bondinho, Pão de Açúcar e demais pontos turísticos do Rio doJaneiroé até melhor que não esteja aquele calorão do Rio 40°C. Além disso, a quantidade de turistas é menor fora do verão, o que facilitará muito sua vida.

Mesmo com todos os encantos da capital, todo o Estado do Rio de Janeiro é cheio de atrações, desde a vizinha Niterói, passando pelas praias na região dos lagos (Cabo Frio, Búzios, Arraial do Cabo, entre outras), até as cidades serranas de Petrópolis e Teresópolis.

São muitas opções de passeio para todos os estilos de viajantes. Por exemplo, algumas cidades e praias do estado do Rio de Janeiro estão a minha lista de lugares românticos para viagens a dois e outras no top 10 praias mais agitadas para solteiros. Mas independente do seu estilo algo é certo: você vai se apaixonar pelo Rio de Janeiro.

Porque o Rio de Janeiro é chamado de Rio de Janeiro?

Uma curiosidade que os viajantes têm é sobre os motivos pelos quais o estado e capital têm esse nome.

O nome Rio de Janeiro faz ligação com a descoberta da cidade: quando os portugueses chegaram à Baía de Guanabara em 1502, acharam que essas águas eram de um rio. E o mês dessa chegada era janeiro. Assim, o território passou a ser chamado de São Sebastião do Rio de Janeiro. O primeiro nome era em louvor ao rei das terras lusitanas.

E mesmo depois de descoberto que se tratava do mar, o nome foi mantido e só alterado para Rio de Janeiro, retirando o nome do monarca,

Onde ir no Rio de Janeiro?

Rio de Janeiro, capital

Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (3)

A capital do Rio de Janeiro, tem o mesmo nome do estado, mas depois de conhecê-la você começará chamá-la pelo seu apelido mais famoso: Cidade Maravilhosa. O Rio é realmente uma cidade maravilhosa, que mistura de forma graciosa as muitas belezas naturais distribuídas em 1,2 mil km² e a parte urbanizada. Isso sem contar a simpatia da população, que é amistosa e recebe todos muito bem.

São muitos pontos turísticos na cidade entre várias praias lindas, morros, grutas e lagos, museus, prédios históricos e muito mais. Mas, antes de falar dos atrativos, anote algumas informações importantes para organizar seu roteiro. Primeiro, procure ler sobre como se locomover no Rio de Janeiro. Aproveite as dicas e use otransporte público, porque o trânsito é caótico.

Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (4)

Veja aindaonde ficar no Rio de Janeiro. Caso você vá para a cidade assistir aos shows do Rock in Rio, veja ainda sobre hospedagem para o Rock in Rio, dicas sobre os melhores bairros e hotéis para ficar durante o evento.

Agora, falando da parte divertida da viagem: os atrativos turísticos. Conheça os pontos turísticos no Rio de Janeiro, como o Jardim Botânico, que é o maior do Brasil; a Lagoa Rodrigo de Freitas, a Vista Chinesa, oParque da Catacumba, além, é claro, do Cristo Redentor e do Pão de Açúcar.

Não deixe de visitar o Cais do Valongo, na região central da cidade. Considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco o cais era o antigo porto de entrada dos navios negreiros que traziam escravos da África para trabalhar na então capital da colônia. É uma grande aula de história.

Para ver todos os posts da capital, veja tudo sobre o Rio de Janeiro.

Arraial do Cabo

Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (5)

Além do Rio de Janeiro,há outros destinos maravilhosos no estado. Um deles é Arraial do Cabo, cidade na Região dos Lagos que fica a aproximadamente 160 quilômetros do Rio.

É só observar o mapa dos atrativos turísticos que você entenderá porquê o destino é imperdível.

Além disso, é importante saber como ir e se locomover em Arraial do Cabo, além de descobrir tudo sobre onde ficar em Arraial do Cabo de acordo com os bairros, hotéis e pousadas.

Portanto, leia os artigos contidos no link abaixo para descobrir sobre as praias de Arraial, como a Praia do Forno, Praia do Farol, que já foi eleita a 2ª praia mais bonita do Brasil; e a Praias do Pontal do Atalaia, também na lista de praias mais bonita do Brasil, mas em 3º lugar:

Búzios

Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (6)

Já no norte do Estado, na região dos Lagos e distante cerca de 170 quilômetros do Rio, está a cidade litorânea de Búzios. A bela península de apenas 8 quilômetros de extensão e 23 praias de águas cristalinas, que lhe renderam o apelido deaSaint-Tropezbrasileira.

A fama internacional veio após a visita da atriz Bridget Bardot, ainda na década de 1960. Um dos pontos turísticos mais bonitos é a Orla Bardot, que passa por quase todas as praias.

Vale a pena conhecer e ler o guia sobre a cidade que possui dicas de como chegar em Búzios e como se locomover; Onde ficar em Búzios, melhores bairros para se hospedar; Hotéis em Búzios e Airbnb, as 10 melhores opções; além de posts com pontos turísticos, roteiro, melhores restaurantes e baladas, passeios, praias, arredores e muito mais. Confira tudo isso no link abaixo:

Paraty

Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (7)

Se tiver oportunidade de viajar pelo estado, anote algumas das cidades que valem a pena serem visitadas. Próximo a divisa com São Paulo está a belíssima Paraty, aproximadamente 250 quilômetros da capital carioca. A cidade é sempre visitada por fotógrafos em busca de ótimas imagens das casas coloniais nas ruas de pedras e também de amantes da literatura na anual Festa Literária de Paraty (FLIP), além de muitos turistas o ano todo.

Acompanhe o guia de Paraty e não perca a oportunidade de visitá-la sabendo como chegar na cidade, onde ficar nos melhores hotéis e Airbnb. Neste guia, tenho ainda dicas de roteiro, pontos turísticos, restaurantes e vida noturna, preços e arredores do destino. Confira tudo isso no link abaixo:

Petropólis

Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (8)

Além desses destinos, vá para a serra e conheça Petrópolis (70 quilômetros do Rio de Janeiro). A cidade imperial era a rota preferida de Dom Pedro para descansar.

06Entre os principais pontos turísticos da cidade, estão a Catedral de Petrópolis, o Palácio Quitandinha e o Museu Imperial, que é um prédio lindíssimo e reúne um grande acervo da família real, inclusive a coroa imperial de D. Pedro II.

Pensando na sua viagem, tenho posts sobre como chegar em Petrópolis, onde ficar em hotéis e Airbnb, o melhor roteiro pela região e seus restaurantes incríveis. Confira todas essas informações no link abaixo:

Outros destinos no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro: cidades turísticas e dicas do estado do RJ (9)

Ainda partindo no sentido de São Paulo, outros destinos imperdíveis depois de Paraty são a Ilha Grande e Angra dos Reis que está a quase 160 quilômetros do Rio. Neste artigo, você conhecerá ospontos turísticos de Angra dos Reis e Ilha Grande. Aproveite para descobrir tudo sobre oHotel Vila Galé Angra dos Reise como é ficar nesse resort all inclusive.

Dicas de turismo no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro é uma das cidades mais famosas do mundo e há muitos motivos para isso, principalmente as belezas naturais do estado. Espero, neste artigo, ter mostrado um pouco do que a capital carioca, assim como as outras cidades do estado tem a oferecer ao viajante.

Mas, saiba que além delas, há outras cidades turísticas muito interessantes para se conhecer. E, viajar de carro pelo estado para visitar diversas cidades diferentes é uma opção muito bacana de passeio. Fica aqui como sugestão para um roteiro futuro.

Já conhece a Cidade Maravilhosa? Deixe nos comentários suas dicas sobre o Rio de Janeiro.

Top Articles
Latest Posts
Article information

Author: Kieth Sipes

Last Updated: 17/03/2023

Views: 5967

Rating: 4.7 / 5 (47 voted)

Reviews: 94% of readers found this page helpful

Author information

Name: Kieth Sipes

Birthday: 2001-04-14

Address: Suite 492 62479 Champlin Loop, South Catrice, MS 57271

Phone: +9663362133320

Job: District Sales Analyst

Hobby: Digital arts, Dance, Ghost hunting, Worldbuilding, Kayaking, Table tennis, 3D printing

Introduction: My name is Kieth Sipes, I am a zany, rich, courageous, powerful, faithful, jolly, excited person who loves writing and wants to share my knowledge and understanding with you.